O que são Incentivos Fiscais?

Empreender em nosso país é uma tarefa árdua, exigindo muita perseverança e otimismo do empresário brasileiro, posto que o atual Sistema Tributário é por muitos considerado um dos mais complexos do mundo.

Diante disto e, visando minimizar o impacto da pesada carga tributária imposta sobre as empresas, a Administração Pública, através de políticas públicas de desenvolvimento da economia, tende a oferecer, de tempos em tempos, os chamados Incentivos Fiscais.

Instituídos por lei, os Incentivos Fiscais tratam-se de instrumentos utilizados pela Administração Pública com a finalidade de estimular o investimento e/ou crescimento de um setor específico ou de uma determinada atividade econômica, haja vista que implicam em desoneração e/ou eliminação de tributos.
Oportuno salientar que tais benefícios podem ser oferecidos tanto nos âmbitos federal, estadual ou municipal quanto de forma setorial, além de igualmente não serem obrigatórios, vez que a sua adesão é facultativa, podendo a empresa optar ou não pela sua fruição, conforme for o seu interesse.

Portanto, temos que a concessão de Incentivos Fiscais visa encorajar as empresas a se tornarem mais competitivas, bem como fomentar um determinado setor econômico, de modo que, diante da atual complexidade de nosso ordenamento jurídico tributário, tornaram-se mecanismos um tanto quanto imprescindíveis.

Alguns Incentivos Fiscais concedidos pela Administração Pública nos últimos anos:

Como visto, a Administração Pública se vale dos Incentivos Fiscais para estimular a competitividade entre as empresas, razão pela qual o Brasil tem certa tradição no campo de concessão de tais benefícios.
Elencamos abaixo alguns destes benefícios concedidos nos últimos anos, os quais igualmente são objetos de nossos serviços de identificação e preparação para fruição de Incentivos Fiscais. Vejamos:

Como podemos lhe ajudar?

A AFL Consultores possui colaboradores com amplo conhecimento nas áreas fiscal e tributária, o que nos possibilita prestar serviços com alto nível de especificidade, visando-se, assim, atender a necessidade de nossos clientes, fato este que igualmente se mantêm na realização de nossos serviços de identificação e preparação para fruição de Incentivos Fiscais.

Oportuno salientar que, para identificar o Incentivo Fiscal mais favorável e que melhor se adapta à realidade atual de nossos clientes, procedemos com uma análise feita sobre o comportamento fiscal adotado pela empresa, que, de maneira sumarizada, consiste em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *